top of page

Benefícios para a sociedade

  • Marcos. A
  • 24 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Em um mundo cheio de carros, motos, ônibus, entre outros veículos poluentes, a bicicleta veio mudar a forma de transporte, sem agredir a natureza, diminui a quantidade de acidentes, ainda traz diversos benefícios para sua saúde, tanto física quanto mental, fazendo nos felizes e dispostos as atividades do dia a dia.

Funciona como meio de transporte - A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. "A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se andar de bike fosse somente uma atividade de entretenimento", aponta Thiago Benicchio, diretor geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, Thiago sugere usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.

Não coloca vidas em risco - Quando se anda de bicicleta, as chances de você conseguir matar alguem, atropelando-a , são poucas, quase inexistentes, já no carro como exemplo, uma leve distração, como usar o celular enquanto derige é o suficiente para enquanto se destrai, causar um acidente grave, nas bikes se tem maior campo de visão, e se esta sempre prestando atenção.
Os veículos automotores causam 43 mil mortes e 153 mil internações no SUS por ano no Brasil (2011). São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma ideia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas – ou seja, temos mais de um World Trade Center por mês no nosso quintal, sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.

Respira-se um ar menos poluído -E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. Como

foi comprovado pelo Instituto do Coração comprovou e a “Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos”. Para mais informações sobre esta pesquisa clique aqui.

Saúde e vida mais longa - A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

O ciclismo na natureza - A preocupação mundial com a preservação do meio ambiente encontra eco no movimento esportivo, como podemos verificar na 8ª Conferência Mundial sobre Esporte e Meio Ambiente, realizada em março de 2009 em Vancouver, que estabelece: a) luta contra a mudança climática; b) redução de resíduos; c) reforço da biodiversidade; d) promover a inclusão e e) incentivar a vida saudável. As conclusões e recomendações da conferência exortam as entidades interessadas a agir no intuito de uma maior sensibilização das questões ambientais, onde as federações internacionais serão encorajadas a adotar políticas de sustentabilidade redirecionando-as às federações nacionais.

Fonte:http://www.efdeportes.com/efd150/ciclismo-meio-ambiente-e-mobilidade-urbana.htm , http://vadebike.org/2006/06/por-que-ir-de-bicicleta/


 
 
 

コメント


© 2015 por José G. e Marcos A. 8M2

bottom of page